Publicado em: sexta-feira, 24/08/2012

Atirador da Noruega pega 21 anos de cadeia

Atirador da Noruega pega 21 anos de cadeiaNesta sexta-feira (24), o extremista de direita, Anders Bhering Breivik, de 33 anos, foi condenado a 21 anos de detenção, sendo esta a pena máxima na Noruega. No ano passado, Brevik assassinou 77 pessoas no país e foi considerado penalmente responsável pelos seus atos. A sentença demorou a ser dada porque a justiça estava decidindo se o mandava para a cadeia ou para um centro psiquiátrico.

O tribunal de Oslo, cidade onde aconteceram os crimes, afirmou que a sentença de Breivik pode aumentar para um prazo indefinível se for considerado que o atirador é um risco para a sociedade. O norueguês foi acusado pelas mortes causadas em dois ataques no dia 22 de julho do ano passado. Um deles aconteceu em Oslo e o outro na ilha de Utoya.

Atentados

Breivik acionou uma bomba em um veículo próximo ao complexo do governo em Oslo. Com este ataque, o extremista de direita conseguiu tirar a vida de oito pessoas. Mais tarde, ele foi até a ilha de Utoya, onde abriu fogo em um acampamento. No local, vários jovens estavam reunidos, e Brevik atirou contra eles, conseguindo deixar mais 69 pessoas mortas.

O extremista assumiu a autoria dos crimes e afirmou que cometeu os ataques em prol do seu país. Ele está preso na penitenciária de Ila. Durante seu julgamento, Breivik afirmou que mandá-lo para um centro psiquiátrico seria pior do que morrer. Ele chegou a dizer que se fosse considerado como um doente mental iria recorrer da sentença.