Publicado em: quinta-feira, 24/05/2012

Atirador da Noruega diz que não vai recorrer se for condenado

Nesta quinta-feira (24), o extremista de direita, Anders Behring Breivik afirmou em seu julgamento, que estão sendo feito em Oslo, na Noruega, que não vai recorrer se sua sentença caso ele seja penalizado pelos atos que cometeu no ano passado. Breivik é responsável confesso pelos ataques cometidos no dia 22 de julho de 2011, onde morreram mais de 70 pessoas.

No término da audiência de hoje, o ultradireitista afirmou que não existe nenhum motivo para que ele decida recorrer se o declararem penalmente culpado pelos atentados. Ele disse também que se acontecer uma apelação ela será feita pelo juiz.

Declarar a culpa

Desde o começo do julgamento, Breivik afirma que seu principal objetivo é que declararem que ele é penalmente responsável pelos atentados, apesar de que tenha pedido a absolvição porque, segundo ele, cometeu os atos em prol da defesa da Noruega. No entanto, o ultradireitista afirma que a justiça pode o condenar a uma pena máxima.

Alguns psiquiatras afirmam que Breivk sobre de alguma doença mental e, por esta razão, deveria ser mandado para um hospital psiquiátrico para cumprir sua pena. Outros, porém, acreditam que o norueguês não estava em estado psicótico quando cometeu os ataques.