Publicado em: segunda-feira, 27/02/2012

Atentado no Nepal deixa três mortos

A onda de atentados invade diversos países pelo mundo. Nesta segunda-feira (27), ao menos três pessoas foram vítimas fatais de um atentado que aconteceu próximo aos edifícios do governo em Katmandu, capital do Nepal. Além dos mortos, outras cinco pessoas ficaram feridas com o ataque. As informações são da AFP. Uma bomba explodiu às 13h25 (3h25 no horário de Brasília) perto de prédios oficiais e um tribunal.

Duas pessoas morreram no momento da explosão. A terceira não resistiu aos ferimentos causados pelo atentado no morreu no hospital. De acordo com o ministro do Interior, Bijay Kumar Gachchadar, a explosão foi reivindicada pela organização Frente Unificada de Liberação Étnica, porém não disse quais eram os motivos do grupo com os ataques. Gachchadar informou que medidas serão tomadas e investigações serão feitas.

País passa por um difícil processo de pacificação

Imagens capturadas pelas televisões locais mostram os policiais retirando os feridos do local em que a explosão aconteceu. O Nepal enfrenta um complexo processo de paz desde o término da guerra contra a rebelião maoísta. Após uma década do conflito armado, foi assinado um acordo de paz no ano de 2006.

Este é o primeiro atentado depois de três anos em que o país não era vítima de ataques terroristas. Os últimos aconteceram em 2009; Um deles na periferia de Katmandou, quando uma bomba explodiu em uma igreja católica, matando duas pessoas. Em dezembro deste mesmo ano, outras três pessoas foram vítimas da explosão de uma bomba abandonada no sudoeste do Nepal.