Publicado em: quarta-feira, 27/07/2011

Atentado na Noruega: Terrorista detido em prisão preventiva por oito semanas

Autor do atentado ao acampamento juvenil da Noruega, Anders Behring Breivik, está detido em uma prisão no centro penitenciário de Ila, em Sandvika, que fica na direção oeste de Oslo. O acusado confessou ter cometido os crimes que aterrorizaram o país e agora ficará preso em um quarto de sete metros quadrados. O total de mortos nos dois atentados, o carro-bomba e o tiroteio no acampamento, foi de 76 pessoas.

Por enquanto, Breivik se encontra na condição de prisão preventiva, sendo que vai passar oito semanas nesse regime. O tempo de permanência na cadeia inclui quatro semanas de isolamento do restante dos presos e será vigiado por guardas 24 horas por dia. Essa medida foi garantida para evitar que o terrorista cometa suicídio enquanto está preso. De acordo com informações encontradas a respeito de Breivik, o norueguês de define como cristão e conservador.

A cela na qual Breivik se encontra é equipada com uma cama, um vaso sanitário, uma mesa e uma cadeira. Enquanto estiver nessa cadeia, a única pessoa com quem Breivik poderá entrar em contato é com o seu advogado, Geir Lippestad. Oficiais da polícia também tem autorização para se comunicarem com o detento.

Em coletiva de imprensa, Lippestad informou que seu cliente demonstra sinais de insanidade, condição que poderia ser usada por Breivik para se defender no seu julgamento. Para verificar qual a situação psicológica do terrorista, dois psiquiatras vão começar o acompanhamento necessário para chegar a uma conclusão quanto ao seu estado mental. Esse procedimento pode durar meses até obterem uma resposta.