Publicado em: quinta-feira, 28/06/2012

Atari pretendia lançar rede online de jogos logo após sua fundação

Nesta quarta-feira (26), a Atari comemorou 40 anos do videogame 2600, sendo que ela foi a maior companhia de jogos do mundo entre 1970 e 1980 com games como “Pong”. De acordo com seu fundador, Nolan Bushnell, a Atari poderia ter sido a primeira empresa a conquistar a web logo depois que foi fundada.

Em uma entrevista para a revista “Time”, o fundador da companhia afirmou que a Atari tinha a intenção de lançar uma rede onde os jogadores poderiam desafiar outros através de linhas telefônicas em ames on-line. Bushnell afirma que é divertido imaginar que, se o serviço tivesse realmente sido lançado na época, a Atari teria dominado a internet.

Lançamento impedido

De acordo com o fundador da companhia na publicação, a Warner Communications impediu, na época, que o recurso fosse lançado pela Atari. A Warner Communications alegou que os gamers não iria se interessar em jogar com pessoas que eles não são capazes de ver. Os jogos on-line são, atualmente, os mais vendidos no mercado tanto de videogames como PCs e dispositivos móveis.

A Atari conseguiu vender 12 milhões de videogames em 1982 e faturou US$ 2 milhões de lucro. Steve Jobs, inclusive, trabalhou na companhia, sendo que este foi o seu primeiro emprego até que fundasse a Apple, no ano de 1976. Jobs foi responsável pela criação do jogo “Breakout” juntamente com seu amigo Steve Wozniak, seu também parceiro na fundação da Apple.