Publicado em: terça-feira, 28/08/2012

Ataque suicida deixa ao menos 7 mortos na Rússia

Ataque suicida deixa ao menos 7 mortos na RússiaNesta terça-feira (28), um atentado suicida deixou pelo menos sete pessoas mortas na localidade de Daguestão, na Rússia. Entre as pessoas que morreram no ataque estão o líder religioso e cientista, xeque Said Apantsi Atsayev. De acordo com o porta-vos do Ministério do Interior da república, as informações preliminares apontam que sete pessoas foram mortas no ataque.

A fonte afirmou que o ataque suicida foi feito por uma mulher. O porta-voz declarou que ela estava se passando por uma pessoa que acreditava na religião e teve uma aproximação com o xeque Apantsi Atsayev. Logo em seguida, a suicida explodiu uma bomba que estava localizada em sua cintura.

Fontes

De acordo com outra fonte, esta das forças de segurança da Rússia, as pessoas no local morreram em decorrência da detonação de um explosivo caseiro que estava junto de um terrorista. Nascido em 1937, o xeque Apantsi Atsayev era um dos mais influentes líderes religiosos de Daguestão, local tradicional do clero muçulmano que, nos últimos dois anos, sofre com diversos ataques.

O ataque suicida foi realizado na residência do xeque, que possuía 75 anos, em Buinaksk. A região de Daguestão é alvo de várias atividades terrorista e também de conflitos armados entre a guerrilha islamita e as forças de segurança da Rússia. O país luta para evitar a insurreição islamita principalmente em Ingushétia e no Daguestão.