quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaAstrônomos descobrem menor sistema planetário do Universo

Astrônomos descobrem menor sistema planetário do Universo

Uma equipe de cientistas encontrou no Universo o menor sistema planetário detectado até o momento. Ele é formado por três planetas rochosos que giram ao redor de uma única estrela, localizada a 130 anos-luz na constelação Cygnus, informou agência espacial americana, Nasa.

O observatório espacial Kepler forneceu dados que indicam que os astrônomos encontraram três pequenos planetas orbitando ao redor de uma estrela chamada KOI-961, uma anã vermelha, que possui diâmetro seis vezes menor que o Sol. Os planetas parecem ser rochosos, como a Terra.

Entretanto, a proximidade dos planetas com a estrela os torna quentes demais para a existência de água no estado líquido. Existem mais de 700 planetas que orbitam em outras estrelas, mas poucos são rochosos.

O principal astrônomo da missão Kepler no Instituo de Ciências Exoplanetárias da Nasa, em Pasadena, John Johnson, afirmou que este é “o menor sistema solar encontrado até agora”. O pesquisador também afirmou que esta descoberta mostra a diversidade de sistemas planetários em nossa Galáxia.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias