Publicado em: quinta-feira, 14/07/2011

Astronautas da Atlântis dão entrevista no espaço

Em meio a última jornada dos ônibus espaciais da NASA com a nave Atlântis, a tripulação que está no espaço fala sobre como tem sido a experiência em entrevista concedida. Por a nave ter economizado energia na decolagem para a Estação Espacial Internacional (ISS), seu tempo no espaço foi prolongado por mais 24 horas, coisa que garante seu retorno à Terra no dia 21 de julho.

A tripulação que está no espaço é formada por quatro astronautas: o comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas Sandra Magnus e Rex Walheim. Mesmo entendendo a importância que essa viagem tem para a história espacial, todos eles concordam que a quantia de tarefas a ser concluída no tempo disponibilizado é tão grande que mal dá tempo para pensar na grandiosidade da última jornada.

“Quando você está fazendo o trabalho diário, não consegue pensar nesses termos. Estamos fazendo o melhor para deixar a estação na melhor forma quando formos embora. Não tivemos muito tempo livre ainda, mas estamos trabalhando muito duro para avançar nas tarefas. Quando tivermos nosso tempo livre, poderemos ter tempo de olhar pela janela”, afirmou a especialista Magnus, única mulher na equipe.

Os astronautas precisam carregar toda a carga que foi levada com eles até a base da ISS. Os mantimentos transportados são para manter a tripulação permanente da Estação por mais um ano. Além disso, a equipe da Atlântis deve trazer de volta a bomba de amoníaco do sistema de ventilação, que foi danificada. Com a peça nas mãos da NASA, os técnicos poderão identificar qual foi a falha.