quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeAs cordas vocais quando não cuidadas corretamente podem acarretar graves doenças

As cordas vocais quando não cuidadas corretamente podem acarretar graves doenças

As cordas vocais quando não cuidadas corretamente podem acarretar graves doençasAs cordas vocais trabalham todo o tempo, seja com um bate papo, seja quando se está cantando, quando se reproduz o grito, de várias formas e a todo minuto ela trabalha duro para dar conta de todo o esforço, mas, por serem tão sensíveis podem se sujeitar a problemas sérios. Todos os sons que emitimos tem ligação direta com o organismo, se as cordas vocais não recebem cuidados como qualquer outra parte do corpo, elas ficam expostas e podem causar problemas, como nódulos, hemorragias, cistos e até laringite.

Segundo a fonoaudióloga Ana Elisa Ferreira, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, gritar com frequência geralmente é o maior motivo para que esses problemas comecem a aparecer, ainda diz que como outros músculos precisam de cuidados, em especial quando ela é usada frequentemente como no exemplo de cantores, porque a lesão pode ser grande para quem não se atentar com isso.

As pessoas que são mais propensas a sofrer lesões são professores, cantores e radialistas, contudo, as pesquisas mostram que a probabilidade de qualquer pessoas contrair um problema, é de 30%. A fonoaudióloga e diretora do Centro de Estudos da Voz, Mara Behlau, alerta que se a voz começar a entrar em dessintonia, ter picos de agudeza, ou engrossar, variar e até mesmo falhar na hora de falar, é motivo para se procurar um especialista. Fumar e consumir álcool excessivamente também agride as cordas vocais.

Parkinson e Câncer de Laringe

Apesar das lesões que todas essas faltas de cuidados com a voz podem causar, também pode-se contrair doenças mais graves, uma delas é o Parkinson, que além de desestabilizar a voz, sua característica predominante é os intensos tremores involuntários. Mara conta que muitas vezes é pela voz que é identificada a doença, completa dizendo que os músculos se enrijecem, deixando a voz baixa e fraca. O Câncer de Laringe também é outra doença que os problemas na voz podem acarretar, o otorrinolaringologista Alexandre Enoki, informa que é preciso ficar atento aos sinais que a própria voz dá, um dos mais comuns é a rouquidão. Alerta ainda dizendo que se deve ouvir as cordas vocais e prestar atenção no que elas reproduzem, elas podem alertar e livrar de muitos problemas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias