Publicado em: segunda-feira, 01/09/2014

Artes marciais podem trazer muitos benefícios à saúde ao corpo e a mente

Artes marciais podem trazer muitos benefícios à saúde ao corpo e a menteA atividade física é essencial para se ter uma vida saudável e boa disposição. Mas, não são todas as pessoas que são adeptas à rotina de exercícios, grande parte delas tem dificuldade em encontrar algo que dê prazer, em que consiga acompanhar e não se torne somente uma obrigação. Uma opção de atividades que fazem bem para o corpo e que tem feito muito sucesso nas academias, é a luta, tanto para homens quanto para mulheres, o muay thai, karatê, taekwondo e jiu-jitsu; são atividades que trabalham com o corpo e a mente.

De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, essas atividades não mantêm nenhum tipo de restrição quanto a idade, qualquer um pode investir nessas lutas, contudo, é importante que seja respeita a limitação de cada um. De forma bem prescrita, o exercício pode ser um grande aliado na melhoria da qualidade de vida de uma pessoa, e se passar a ser constante, é responsável até mesmo por liberar um hormônio que dá a sensação de prazer e bem-estar.

Sem estresse e com a autoestima lá em cima!

Uma das lutas mais procuradas pelas mulheres, é o taekwondo, segundo o professor Leandro Fukuda, essa modalidade é responsável por trabalhar com os membros inferiores, além de trazer um alivio ao estresse e aumentar a autoestima. O médico do esporte Gustavo Magliocca, ressalta também que o taekwondo pode melhorar a flexibilidade e o alongamento. No muay thai, seus benefícios são a perda de peso e o alívio do estresse.

Afim de esclarecer melhor o assunto, o programa Bem Estar convidou o professor Rocian Gracie, para falar sobre jiu-jitsu, a luta que trabalha todo o corpo, melhorando a flexibilidade das pernas e do pescoço. Em último, o professor Ulisses Isobe falou sobre o karatê, a atividade as pernas e abdômen, auxiliando na estabilidade do corpo.