Publicado em: terça-feira, 31/07/2012

Argolas recebe homenagem do Google

Argolas recebe homenagem do GoogleO Google homenageia hoje (31) as argolas, aparelhos que são utilizados na ginástica artística. Dando continuidade aos doodles comemorativos, as argolas estão presentes nas Olimpíadas desde 1896.

Elas foram utilizadas desde a primeira edição oficial dos jogos olímpicos da Era Moderna, e fazem parte das competições de ginástica artística, porém é utilizada exclusivamente nas competições masculinas. Ao longo dos anos o material de que as argolas são feitas foi evoluindo. Inicialmente era constituído unicamente de material metálico, e atualmente é composto de madeira laminada.

Na competição, os homens devem realizar movimentos que são obrigatórios para conseguirem a pontuação necessária. Isso requer muita força e equilíbrio, já que utiliza apenas a parte superior do corpo. Nas Olimpíadas, as competições são individuais e por equipes. Um dos movimentos mais famosos das argolas é “a cruz”, que foi inventada pelo soviético Albert Azaryan. Na época (1950), sem autilização de muita tecnologia para ajudar os juízes, seus movimentos eram considerados perfeitos, e isso fez com que ele ganhasse duas vezes o ouro nas olimpíadas.

Os movimentos mais conhecidos das argolas são: Homma, Cruz, Chechi, Cruz invertida, Jotchev, Balabanov e Nakayama. Em 2012, apenas um brasileiro conseguiu se classificar para a fase final das competições, Arthur Nabarrete Zanetti, em 4° lugar. Ele fez 15.616 pontos, e está próximo de conseguir lugarno pódio.

Mas a maiordecepção para o Brasil foi a desclassificação dos principais ginastas que eram promessa de medalha, como os irmãos Diego e Daniele Hypólito e Daiane dos Santos.