Publicado em: terça-feira, 31/07/2012

Argolas – Google homenageia ginástica artística

Argolas – Google homenageia ginástica artísticaA homenagem de hoje do doodle vai para a modalidade argolas, parte da ginástica olímpica disputada pelos homens. O Google preparou para cada dia dos Jogos Olímpicos um doodle especial comemorativa para a principal modalidade disputada no dia. Atualmente, o Brasil está na décima terceira posição, com apenas uma medalha de cada colocação.

Durante esta terça feira (31) a modalidade escolhida pelo Google para receber a homenagem do motor de buscas através da mudança no visual do logo foram as argolas. Este é um dos aparelhos usados na disputa masculina de ginástica artística. As argolas são apenas mais um dos doodles comemorativos especiais para as Olimpíadas de Londres.

Argolas

O aparelho argolas é disputado nos Jogos Olímpicos desde 1896, na primeira edição das Olimpíadas, em Atenas. Asargolas estão constituídas, atualmente, pela seguinte estrutura: um suporte onde duas argolas, de 22 mmde espessura, ficam suspensas a 2,75 m do chão. Além disso, as argolas também precisam ter 18 cm de diâmetro, localizadas a 50 cmuma da outra.

Mesmo integrando os jogos há mais de dois mil anos, foi apenas em 1842 que Adolf Spiess introduziu a peça conhecida como ringeschwebel, constituído por um tipo de material metálico. Com o passar dos anos, o material usado na constituição da argola foi sendo alterado. Hoje em dia, as argolas são compostas de madeira laminada, além de estarem cobertas por um material aderente.

As competições que envolvem o aparelho argolas são disputadas somente pelo sexo masculino. A prova é constituída por uma sequência de movimentos obrigatório, exigindo muita força e equilíbrio dos atletas. No momento, somente os membros superiores são usados. As competições acontecem por equipes, individual por aparelhos e concurso geral.

Foi em 1950 que o cenário mudou, quando Albert Azaryan inovou ao longo da execução de movimentos no aparelho, criando um movimento hoje conhecido como “a cruz”, tendo se transformado no mais executado nas argolas até hoje em dia. As execuções do atleta foram consideradas pelos juízes perfeitas, permitindo que ele conquistasse medalhas de ouro em duas olimpíadas.