Publicado em: segunda-feira, 18/06/2012

Arábia Saudita nomeia príncipe Salman como herdeiro do trono

Nesta segunda-feira (18), o príncipe Salman, de 76 anos, foi nomeado como o novo herdeiro do trono da Arábia Saudita. A nomeação foi feita pelo rei Abdullah, meio irmão de Salman. O príncipe herdeiro substitui Nayef bin Abdel Aziz, que faleceu no último sábado. A notícia foi dada pela televisão estatal “Al-Ekhbariya”.

Príncipe Salman foi nomeado pelo rei da Arábia Saudita como “herdeiro e vice-primeiro-ministro”. Além disso, ele ainda ficará no cargo de ministro da Defesa do país. O rei Abdullah também fez a nomeação de seu outro meio irmão, o príncipe Ahmed bin Abdel Aziz, para a função de ministro do Interior, que era ocupada pelo falecido príncipe.

Príncipe Salman

O novo príncipe herdeiro da Arábia Saudita ocupava o cargo de ministro da Defesa do país desde outubro do ano passado, depois que o príncipe herdeiro Sultan faleceu. Este foi o primeiro cargo de ministério do príncipe, que, desde 1962, era governador de Riad.

O príncipe herdeiro Nayef morreu no último sábado devido a problemas cardíacos. Este falecimento mostra que a dinastia dos Al-Saud está envelhecida. O rei Abdullah está com 88 de anos de idade e, neste final de semana, fez aparições para o público caminhando com a ajuda de uma bengala.