Publicado em: sexta-feira, 27/06/2014

Ar condicionado no ambiente de trabalho pode levar a “síndrome do edifício doente”

Ar condicionado no ambiente de trabalho pode levar a “síndrome do edifício doente”O ar condicionado é ótimo para ambientes fechados e dias mais quentes, entretanto, também é uma arma perigosa para quem possui problemas respiratórios. Quando surgem sintomas do tipo: ressecamento da mucosa nasal, nariz entupido, lacrimejamento, coceira nos olhos ou na pele, dores de cabeça e náuseas, e principalmente no horário comercial, é preciso que se procure um médico.

Se no caso o médico não conseguir distinguir e diagnosticar nenhum tipo de doença, é importante ficar atento as causas do problema, que podem estar no próprio ambiente de trabalho. Se houver uma situação de pelo 20% das pessoas que trabalham e transitam pelo prédio, estarem com os mesmos sintomas, isso pode ser classificado como “síndrome do edifício doente”. Parece engraçado, mas na realidade é mais sério do que se imagina.

Bactérias, vírus e fungos

Essa síndrome pouco falada, começou a ser estudada ainda na década de 1970 e os resultados até então, mostram que ela está diretamente ligada ao sistema de refrigeração ou aquecimento dos prédios. É possível que ela seja contraída por conta de bactérias, vírus e fungos, que vivem no sistema de ar condicionado – quando não é feita a manutenção adequada -, assim como, de produtos químicos que ficam pelo ar ou até mesmo a poeira em carpetes e cortinas.

De acordo com o médico do setor de Medicina do Trabalho Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, Clovis Chechinel, outros fatores como a temperatura errada, velocidade do ar e umidade excessiva ou a ausência dela, são determinantes para que seja contraída síndrome. No estudo, também foram observadas características de pessoas que estavam com a síndrome do edifício doente, e segundo o médico João Silvestre da Silva Junior, diretor científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT), afirma que os funcionários tendem a melhorar quando saem do ambiente de trabalho.