Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Aprovação do governo Dilma bate recorde

O atual governo da presidente Dilma Roussef conquistou, depois de um ano e três meses de duração, um nível recorde de aprovação. Foram quase 65% dos eleitores que consideraram o governo bom ou ótimo, como indicou um levantamento realizado pela Datafolha. Cerca de 30% afirmaram que a gestão sendo sido realizada de forma regular e 5% apontaram como ruim ou péssimo.

O instituto já desenvolveu uma série de pesquisas sobre a aprovação do governo Dilma, apontando que a avaliação tem melhorado. Na última pesquisa, ocorrida em janeiro, o governo foi avaliado como aprovada por quase 60% dos entrevistados e regular por quase 35%.

Os números apontam que a última pesquisa foi o período de governo melhor avaliado pela população. Durante o mesmo período de tempo avaliado, um ano e três meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 38% de aprovação, enquanto Fernando Henrique Cardoso, apenas 30%.

Outros fatores

Mesmo com o nível índice de aprovação de Dilma, outro dado do levantamento aponta que a maioria dos eleitores que foram entrevistados para a pesquisa tem preferência pela candidatura de Lula em 2014. Quase 60% dos consultados afirmaram que Lula deveria concorrer pelo PT nas próximas eleições presidenciais.

No quesito comparação entre os dois governos do Partido dos Trabalhadores, Dilma e Lula foram considerados a mesma coisa para 57%. O levantamento aconteceu em 18 e 19 de abril, entrevistando aproximadamente 2.560 pessoas.