Publicado em: sexta-feira, 07/12/2012

Apple voltará a produzir Mac nos Estados Unidos depois de mais de 10 anos

Apple voltará a produzir Mac nos Estados Unidos depois de mais de 10 anosA Apple irá transferir a produção de alguns computadores Macintosh de volta para os Estados Unidos no ano que vem. Vai ser a primeira vez depois de mais de uma década que os produtos vão ser fabricados dentro dos EUA, atualmente eles são apenas projetados no país.

A empresa da Califórnia, e maior em valor de mercado no planeta, fez a transferência de grande parte de sua produção para o continente asiático durante os anos 90. Conceituada como empresa inovadora, a Apple teve críticas nos anos anteriores por ter exportado empregos. A maior parte dos produtos da empresa é produzida na China, pela Foxconn.

O presidente-executivo da empresa, Tim Cook, afirmou que a empresa vai investir um valor superior a US$ 100 milhões para que seja devolvida pelo menos uma pequena parcela de operações industriais para os Estados Unidos.

A notícia fez com que houvesse recuperação em ações da Apple, que cjegara, a subir 1,6% nesta quinta-feira (6). No dia anterior (5), as ações haviam despencado mais de 6% pois vários temores, entre eles o provável aumento de tributos que os EUA cobrará sobre lucros fora do país. O valor de mercado caiu para menos de US$ 500 bilhões, o que não ocorria desde o mês de março.

Em uma entrevista para a rede de TV norte-americana NBC, que iria ser exibida durante a noite desta quinta-feira (6), Tim Cook afirmou que vai ser complicado que toda a produção seja transferida outra vez para os Estados Unidos, mas não por causa do valor dessas produções, mas sim pela fatla de capacitações para que isto possa ocorrer.

Analistas afirmam que a decisão pode ajudar a Apple a proteger sua propriedade intelectual.