quinta-feira, abril 18, 2024
HomeTecnologiaApple lança novas plataformas educativas para iPad em mais de 50 países

Apple lança novas plataformas educativas para iPad em mais de 50 países

Apple lança novas plataformas Nesta terça-feira a Apple anunciou as novas plataformas educativas da empresa. O objetivo é facilitar a vida dos professores e alunos de mais de 50 países nos aplicativos: iTunes U Course Manager e iTunes Textbooks. A primeira opção disponibiliza para os educadores diversas ferramentas para planejar planos de aula para os estudantes, além disso, o conteúdo também pode ser compartilhado. Já na segunda opção, dá as editoras e professores a possibilidade de criarem conteúdos mais dinâmicos, que facilitam o aprendizado. Mas o maior problema é que essas plataformas só podem ser usadas no iPad, e o produto ainda está fora do orçamento de muitas pessoas.

O vice presidente de Software e Serviços de Internet da Apple, Eddy Cue, falou em um comunicado que o conteúdo e as ferramentas disponíveis no tablete da empresa são incríveis, pois facilitam a vida dos professores com ferramentas diferenciadas para melhorar e personalizar as técnicas de ensino.

O aplicativo do iPad, o iBooks Textbooks, já permite que outros conteúdos sejam incluídos na plataforma, como por exemplo, interatividade nos livros educativos, ou seja, a participação de animações, diagramas em 3D, galeria de imagens, vídeos, além de outros. Mais de 25 mil títulos, que foram criados por instituições como Oxford University Press, Hoddr Education e Cambridge University Press, já estão disponíveis. Porém, a maioria dos livros estão em inglês, e cumprem aos currículos de países como Reino Unido e Estados Unidos.

Já com o iTunes U Course Manager, os educadores têm a possibilidade de criar novos cursos e compartilhá-los com os estudantes de forma automática, ou ainda disponibilizá-los pela própria plataforma com outros professores.

As ferramentas não param de receber elogios da imprensa especializada, porém, em um recente artigo da famosa revista “Times”, o potencial das plataformas da Apple foram questionadas. Isto porque, de acordo com a publicação, a maior barreira é o preço do iPad, que é muito elevado para os padrões americanos.

Ainda segundo o artigo, é muito perigoso colocar um aparelho de US$ 500 nas mãos de um estudante, pois o aparelho pode ser arranhado, quebrado e até roubado. E, além disso, comprar outro livro sai muito mais em conta do que ficar comprando vários tablets.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments