Publicado em: quinta-feira, 13/03/2014

Apple lança atualização de sistema operacional

Apple lança atualização de sistema operacionalNesta segunda-feira, 10 de março, a Apple lançou a atualização mais completa do iOS 7 até o momento. Batizada de iOS 7.1, esta nova versão já possui integração com o sistema operacional CarPlay, desenvolvido para automóveis e anunciado recentemente pela empresa. Os usuários do iPad Air e do iPhone 5S, que nos últimos meses têm reclamado bastante sobre as reinicializações aleatórias de seus aparelhos, também terão uma solução com este novo sistema operacional, que corrigiu o bug.

A nova versão do sistema operacional da Apple também apresentou controles manuais para a assistente de voz Siri. Agora, a Siri só “ouvirá” o usuário durante o período em que o botão Home estiver apertado. O sistema Touch ID, para leitura de digitais, também ficou mais preciso e rápido.

CarPlay

Recentemente, a Apple anunciou o lançamento do sistema operacional CarPlay, desenvolvido exclusivamente para automóveis. O CarPlay permite que os usuários utilizem comandos de voz através da Siri, sem a necessidade de utilização da tela. Com o CarPlay, será possível ditar mensagens de texto, atender ligações, acessar músicas e muito mais. Montadoras como BMW, Ford, Volvo, Mercedez-Benz e Ferrari já anunciaram o desenvolviment ode modelos que virão equipados com o sistema operacional CarPlay.

Para que funcione, o CarPlay necessitará de um smartphone ou tablet com integração ao veículo. Até a versão anterior do iOS, isto não era possível. Contudo, a partir do 7.1, os usuários já podem utilizar seus smartphones conectados aos automóveis.

Outras novidades

Outra novidade do iOS 7.1 que já vem sendo elogiada pelos usuários é a mudança de interface na hora de atender ligações. Agora, o sistema oferece botões separados para aceitar ou recusar uma ligação. O usuário também poderá ativar opções de lembretes sobre ligações recebidas, ou envio de mensagem para quem está fazendo a ligação (caso não seja possível atender o celular no momento).

Para os usuários do iPhone 5S, o iOS 7.1 permitirá que a câmera seja configurada automaticamente no modo HDR. Em relação ao teclado, as teclas Delete e Shift tiveram sua visualização aprimorada, ganhando maior destaque.

Modelos antigos

Após a última atualização do iOS, quando a versão 7 foi lançada, milhões de usuários de modelos antigos da Apple, como iPad 3 e iPhone 4, reclamaram constantemente da lentidão de seus dispositivos após a atualização do sistema. Contudo, quem utiliza estes aparelhos pode ficar tranquilo no que diz respeito ao iOS 7.1. A Apple criou dispositivos que tornam o sistema operacional mais rápido em hardwares antigos.

No mês passado, a Apple chegou a oferecer uma atualização de sistema operacional para seus usuários, que foi batizada de iOS 7.0.6. Neste caso, entretanto, não se tratava exatamente de um novo sistema operacional, mas de uma correção de segurança extremamente necessária. A versão 7.0.6 foi lançada após a descoberta de um bug grave que tornava os dispositivos muito mais vulneráveis a ataques de hackers.

Atualização

A atualização para o iOS 7.1 deve aparecer automaticamente em todos os dispositivos da Apple que tenham conexão com a internet. Caso contrário, basta acessar a Apple Store e baixar a atualização.