Publicado em: sexta-feira, 14/02/2014

Apple inaugura sua primeira loja oficial no Brasil neste sábado

Apple inaugura sua primeira loja oficial no Brasil neste sábadoNeste sábado, 15 de fevereiro, será inaugurada a primeira loja oficial da Apple no país. O estabelecimento está localizado na Barra da Tijuca (RJ), no segundo andar do Shopping Village Mall. Embora a inauguração aconteça apenas no final de semana, a Apple já abriu as portas de sua loja para jornalistas e outros convidados, que puderam conhecer, em primeira mão, toda a estrutura montada pela empresa no Brasil.

Estrutura

A Apple Store brasileira segue a mesma linha utilizada nos estabelecimentos presentes em outros países. Há diversas seções que permitem aos consumidores testar aparelhos, solucionar dúvidas e participar de oficinas oferecidas pela própria Apple.

De acordo com o vice-presidente de varejo da Apple, Steve Cano, a instalação de uma loja física no Brasil é de extrema importância para a empresa. Cano ressaltou os grandes eventos esportivos que estão para acontecer no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. De acordo com o executivo, a Apple vê o mercado brasileiro com grande empolgação há anos, principalmente a partir de 2009, quando foi inaugurada a loja online da empresa por aqui.

Produtos

Ao todo, a Apple Store do Rio de Janeiro terá cerca de 160 dispositivos da Apple, entre diferentes modelos de iPods, iPads e iPhones. Na loja, os consumidores poderão testar todos estes produtos, além de obter informações de configurações com o Genius Bar, espaço reservado para a solução de dúvidas. Segundo informações fornecidas pela Apple, o local possui 700 metros quadrados e, inicialmente, contará com 45 funcionários.

Oficinas

Outro destaque da primeira Apple Store brasileira são as oficinas realizadas periodicamente, sobre diversos assuntos relacionados a tecnologia. A inscrição para estes workshops é realizada pela internet. A primeira semana já está com seu cronograma lotado, devido à alta procura.

A vitrine da Apple Store nacional é, de acordo com Cano, uma das maiores do mundo, com trinta metros de comprimento. A intenção da Apple, nos próximos meses, é abrir novas unidades pelo país. A cidade de São Paulo, como era de se esperar, é um dos principais alvos da Apple nesta empreitada de ampliação pelo Brasil. É comum que, nos países em que a empresa instala suas lojas físicas, haja mais de uma unidade.

Pelo mundo

A maior parte das lojas oficiais da Apple está localizada nos Estados Unidos. Com a inauguração da loja no Rio de Janeiro, o Brasil será o 15º país a receber uma unidade da Apple Store. Além de Brasil e Estados Unidos, também possui lojas físicas da marca países como Japão, Itália, Canadá, Reino Unido, Suíça, China, Alemanha, Holanda e outros.

O recrutamento para funcionários da Apple Store brasileira teve início já em julho de 2013, quando a empresa estava em busca de gerentes. Após a seleção, os profissionais passaram por um longo treinamento, para estarem qualificados para a solução de qualquer dúvida dos consumidores ou eventuais problemas técnicos com os dispositivos. Na loja, o cargo de gerente oferece uma remuneração superior a R$10 mil mensais.