sábado, abril 27, 2024
HomeTecnologiaApple diminui preço do iPhone 5C e aposenta iPad 2

Apple diminui preço do iPhone 5C e aposenta iPad 2

Apple diminui preço do iPhone 5C e aposenta iPad 2Nesta terça-feira, 18 de março, a Apple anunciou o lançamento de uma nova versão do iPhone 5C, que terá preço menor do que os modelos que circulam no mercado atualmente. Inicialmente este novo modelo, que tem espaço reduzido de armazenamento, estará disponível para os mercados da China e da Europa. A empresa também anunciou oficialmente o fim do iPad 2, que terá como substituto o modelo do quarta geração, que já possui tela Retina, com resolução muito superior.

Retorno

Curiosamente, o iPad de quarta geração, que substituirá o iPad 2, já havia sido retirado do mercado anteriormente pela Apple, dando lugar ao iPad Air. O iPad 2, inclusive, já não pode mais ser encontrado na Apple Store, que tem como modelo de entrada, a partir de agora, o Retina iPad, com 16 GB de armazenamento. Nos Estados Unidos, esta versão mais básica do tablet é vendida por U$399.

Com esta mudança, a Apple passa a ter como modelo de entrada um dispositivo muito mais potente. Em todas as lojas da Apple do mundo, o Retina iPad 16GB está sendo vendido por um preço idêntico ao do iPad Mini 16GB. Ou seja, os consumidores escolherão o dispositivo de entrada baseados apenas no tamanho da tela – o Ipad Mini tem tela de 7,9 polegadas, enquanto o Retina iPad tem 9,7.

No Brasil

Na Apple Store brasileira, as duas versões do tablet da Apple estão sendo comercializadas pelo preço de R$1,5 mil. A versão mais barata do iPhone 5C, entretanto, ainda não está disponível para o público brasileiro. Segundo a Apple, não há previsão para que estes modelos comecem a ser comercializados por aqui.

Na loja norte-americana, o novo iPhone 5C aparece com 8 GB de armazenamento, contra 16 GB da versão anterior. O preço diminuiu para U$70, algo em torno de R$165. O armazenamento, inclusive, é a única mudança apresentada por esta nova versão do iPhone 5C. A parte de processador, resolução e outras especificações segue idêntica.

Vendas

Curiosamente, o anúncio de uma nova versão do iPhone 5C é feito poucos dias após o surgimento de informações sobre o fracasso de vendas do modelo em todo o mundo. De acordo com empresas responsáveis pela fabricação do aparelho, há cerca de três milhões de unidades do iPhone 5C encalhadas em lojas e distribuidores.

A Apple não costuma divulgar seus números de vendas com precisão, o que torna difícil analisar a situação do iPhone 5C. Contudo, a própria empresa já deu indícios de que seu modelo, criado para ser uma versão “popular” do smartphone, não agradou aos consumidores. No último balanço de vendas divulgado pela empresa, foi registrado que a Apple vendeu 51 milhões de iPhones no último trimestre do ano passado. Contudo, a empresa mencionou apenas que o iPhone 5S, considerado a versão top de linha dos smartphones da empresa, superou com larga vantagem o 5C em vendas.

Agora, com a criação de um modelo realmente mais acessível, a empresa poderá finalmente ingressar no chamado mercado “popular”.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias