Publicado em: quinta-feira, 05/06/2014

Aposentadoria do Supremo ainda levará em torno de 15 dias, diz Barbosa

Aposentadoria do Supremo ainda levará em torno de 15 dias, diz BarbosaApós o anúncio de sua saída do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro e ainda presidente, Joaquim Barbosa, informou que o processo burocrático para que saia sua aposentadoria do tribunal ainda irá demorar em torno de 15 dias, enquanto isso, ele permanecerá no cargo. A data exata de sua saída ainda não é prevista. Durante uma reunião no plenário, o ministro anunciou sua saída do STF, afirmando que o processo do mensalão já está ‘completamente superado’ e sua decisão aconteceu por ‘livre arbítrio’.

Barbosa tem 59 anos, e por uma regra só poderia continuar até completar 70, que seria essa a idade em que ele é obrigado a se aposentar. O ministro também ressaltou que o processo para que sua aposentadoria seja liberada não é tão simples quanto parece, além disso, deverá participar da próxima sessão do CNJ, prevista para daqui a duas semanas. Todo o processo de tramitação, leva ao menos 15 dias.

Arrependido de ameaças

Quando questionado sobre o motivo do qual vinha sendo constantemente ameaçado, ele afirma que é verdade o que foi veiculado na revista Veja e que isso teve influência. Um site de notícias conseguiu conversar com um dos acusados pela Polícia Federal de ameaçar Joaquim Barbosa, o acusado Sérvolo de Oliveira e Silva, afirmou que tudo não passou de uma atitude ‘idiota’ na qual ele se arrepende.

Justifica o fato dizendo que não possui esse caráter e não seria capaz de matar e nem fazer qualquer tipo de ameaças a alguém. Além disso, conta também que até mesmo pediria desculpas ao ministro e a sociedade pelo ocorrido, alegando não ter sido correta sua atitude e a forma como falou com um ministro do Supremo. Arrependido, finaliza dizendo que sua atitude nada contribui para a construção de um país.