Publicado em: sexta-feira, 28/02/2014

Após reunião, Hernane confirma permanência no Flamengo

Após reunião, Hernane confirma permanência no FlamengoApós ter sua saída do Flamengo dada como certa, o atacante Hernane vai permanecer no rubro-negro, ao menos até a próxima abertura de janela de transferências. A decisão foi tomada após a partida contra o Emelec, pela Libertadores, que teve vitória do Flamengo por 3 a 1 – inclusive, com gol de Hernane.

Assim que o jogo terminou, o atacante se reuniu com Paulo Pitombeira, seu empresário, e dirigentes do rubro-negro. Em consenso, todos decidiram pela permanência do atacante. O Shangai Shenhua, clube chinês que estava interessado no atacante, foi imediatamente comunicado e correu contra o tempo para contratar Luiz Carlos Ruiz, do Junior Barranquilla. A janela de transferências do futebol chinês se fecharia pouco tempo depois.

Falta de acordo

No que diz respeito ao Flamengo, uma das razões para que a transferência não fosse concretizada foi a falta de garantias bancárias por parte do Shenhua. O rubro-negro deveria receber 3,5 milhões de euros por sua parte nos direitos econômicos de Hernane; o Shenhua, por sua vez, pediu um prazo para que este pagamento fosse feito, o que não agradou à diretoria flamenguista.

Emoção

A partida contra o Emelec, que poderia ser a despedida de Hernane do Flamengo, foi marcada pela emoção. O atacante, que era dúvida para entrar em campo, acabou sendo escalado como titular e, já no primeiro tempo, ouviu gritos da torcida pedindo sua permanência. Nos vestiários, os companheiros de clube fizeram o mesmo, especialmente Negueba e André Santos.

Aos dez minutos do segundo tempo, Hernane finalmente marcou pela primeira vez em 2014 no Maracanã, quando o Flamengo vencia por 1 a 0. Agora, o Brocador tem 19 gols no novo Maracanã, aumentando sua artilharia no estádio.

Após o jogo, Hernane ainda não sabia se permaneceria ou não na Gávea. Em entrevista, o atacante declarou que era um sonho ouvir a torcida pedindo para que ele ficasse. Logo em seguida, Hernane foi para a reunião que acabou definindo sua permanência na equipe.

Propostas

Hernane é um dos jogadores brasileiros mais valorizados nos últimos tempos, graças aos 36 gols marcados na última temporada. No início do ano, o Flamengo já chegou a recusar uma alta proposta do Al Jazeera. Devido à grande possibilidade de perder Hernane para o futebol estrangeiro, o rubro-negro contratou recentemente o atacante Alecsandro, que estava sendo pouco aproveitado no Atlético-MG.

Hernane tem contrato com o rubro-negro até o começo de 2016. Sua multa rescisória está fixada em oito milhões de euros, dos quais metade ficaria com o Flamengo em caso de rescisão. O atacante chegou à Gávea em 2012, após fazer uma excelente campanha pelo Mogi Mirim no Paulistão daquele ano, conquistando a vice-artilharia do torneio (atrás apenas de Neymar). Inicialmente, o clube carioca tinha apenas 10% dos direitos de Hernane. Em 2013, entretanto, o Flamengo comprou outros 40%. O resto do passe do atacante pertence ao Mogi Mirim e ao empresário do atleta, Paulo Pitombeira, através da empresa Talent Sport. Neste ano, Hernane já marcou cinco gols em sete partidas disputadas.