Publicado em: segunda-feira, 27/02/2012

Após internação, Nelson Mandela se recupera

Nesta segunda-feira (27), o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está se recuperando de um breve internamento em sua casa em Johannesburgo. As autoridades do país tentaram manter a tranquilidade da população sul-africana com relação ao estado de saúde do líder, que é visto como um ícone e muito admirado não somente em seu país como também em diversas outras partes do mundo, sendo reconhecido por suas grandes realizações políticas a favor de seu povo.

Aos 93 anos de idade, Nelson Mandela ficou por 24 horas em um hospital local e recebeu alta no domingo. O ex-presidente passou por diversos exames médicos, entre eles uma laparoscopia, onde os profissionais de saúde buscavam encontrar uma explicação para as recorrentes dores abdominais tão reclamadas pelo líder sul-africano e que o fizeram dar entrada na unidade de saúde no sábado.

Presidente afirma que Mandela não tem nada grave

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, tentou tranquilizar a população e os admiradores de Nelson Mandela informando que o herói da luta contra o apartheid retomou sua vida normal e que está em casa se recuperando do internamento com a família. A presidência afirmou que Mandela não possui nada de grave. Quando o líder foi hospitalizado, a presidência enviou um recado para que a população apoiasse Mandela.

Além disso, o presidente Jacob Zuma pediu para que a privacidade da família e do líder fossem respeitadas e que lhe enviassem amor e apoio neste momento. Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, eleito em 1994. Ele lutou contra o regime do apartheid e a ideologia racista que tomava conta do país. Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993.