sexta-feira, abril 26, 2024
HomeTecnologiaApós Flappy Bird, é a vez de 2048

Após Flappy Bird, é a vez de 2048

Após Flappy Bird, é a vez de 2048A velocidade é uma das características mais marcantes da internet, o que também vale para os games divulgados na rede. Após o sucesso instantâneo de Flappy Bird, que levou seu desenvolvedor até mesmo a retirar o jogo do ar – por acreditar que ele estava se tornando muito viciante -, um novo jogo tem dominado as redes sociais: é o 2048, um game extremamente simples, mas que tem feito com que muitas pessoas quebrem a cabeça por horas.

Como funciona

O game 2048 foi desenvolvido pelo italiano Gabriele Cirulli, e parte de uma premissa extremamente simples: a tela do game é composta por uma grade composta por quatro linhas e quatro colunas, onde, inicialmente, há apenas poucos blocos com o número 2 ou 4. Os blocos com números iguais vão se somando assim que se encontram na tela, dobrando seu valor. Assim, quando 2 e 2 se encontram, formam 4; quando 4 e 4 se encontram, formam 8; e assim por diante. Para jogar 2048, basta utilizar as direcionais do teclado.

O objetivo do jogo, como o próprio nome sugere, é chegar ao bloco de número 2048. Isso parece simples, mas em fóruns sobre o jogo há muitos usuários afirmando que estão há dias tentando alcançar o objetivo, sem sucesso. Alguns até chegaram ao bloco 1024, mas acabaram perdendo.

Grau de dificuldade

No começo do jogo, o nível de dificuldade é muito baixo: há apenas dois blocos na tela, com 14 quadrados livres. Contudo, a cada jogada do usuário, um novo bloco numérico é criado. Por isso, conforme vai evoluindo nas somatórias, o usuário tem cada vez menos espaço para criar novos blocos. Quando não há mais somatórias possíveis, o jogo se encerra.

A grande diferença de 2048 para o último grande sucesso de games, Flappy Bird, é a duração dos jogos. Enquanto Flappy Bird era um jogo de insistência, no qual as partidas duravam geralmente apenas alguns segundos, uma partida de 2048 (mesmo as que não são bem sucedidas) leva tranquilamente mais de dez minutos.

Assim como outros games de premissa simples, 2048 é um jogo que está sempre instigando seus usuários a tentar mais uma vez. Assim como Fruit Ninja, Candy Crush e outros, o jogo passa a impressão de ser fácil, dando sempre a sensação de “desta vez eu consigo”. Após nova falha, o usuário reinicia o ciclo.

Sucesso

Na última quarta-feira, pouco tempo após colocar o jogo no ar, Gabriele Cirulli afirmou, em sua conta no Twitter, que naquele momento mais de 28 mil pessoas estavam jogando o game simultaneamente. O desenvolvedor brincou, afirmando que o tempo perdido no jogo jamais seria devolvido à humanidade.

Curiosamente, 2048 não deve ser desenvolvido para dispositivos móveis, contrariando completamente a tendência atual. Até o momento, Cirulli também já criou uma segunda versão do jogo, com três telas de nove blocos cada. Neste caso, a movimentação do game é ainda mais complexa. Ambas as versões podem ser encontradas no site oficial do desenvolvedor.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias