quinta-feira, abril 18, 2024
HomeTecnologiaApós determinação Judicial Apple retira aplicativo Secret de sua loja virtual

Após determinação Judicial Apple retira aplicativo Secret de sua loja virtual

Após determinação Judicial Apple retira aplicativo Secret de sua loja virtualApós a determinação judicial que previa que o aplicativo Secret teria de ser retirado do ar pela Google e também pela Apple, a empresa da maçã aceitou a decisão e retirou o aplicativo de sua loja virtual, portanto usuários do sistema ios no Brasil não podem mais fazer o download do aplicativo.

Além de Google e Apple, a Microsoft também foi mencionada na ação pois esta possuí o aplicativo Cryptic que é similar ao Secret, a ação foi feita no dia 15 desse mês e teve a sua aprovação no dia 19, sendo assim as empresas teriam 10 dias após a decisão para se adequar as normas judiciais.

No entanto mesmo tendo que efetuar o pagamento de uma multa que foi fixada em R$ 20 mil por dia de descumprimento da ação, somente a Apple retirou o aplicativo Secret de sua loja virtual, o aplicativo ainda pode ser baixado na loja da Google e também no Windows phone.

Na ação o Ministério Público se baseou em dois fundamentos, sendo o primeiros se referindo ao fato de que a Constituição garante a liberdade de manifestação de pensamento, porém proibi o anonimato, já o segundo fundamento se refere ao fato de que a intimidade das pessoas bem como a sua privacidade não podem ser violadas.

Ainda assim a documentação da ação considera o fato de que o aplicativo não é em seu total anônimo, já que os dados dos usuários que fazem as publicações, são guardados pela empresa e podem ser utilizados judicialmente, contudo o fato de o aplicativo divulgar que o anonimato é absoluto em relação a origem das mensagens foi considerada ilegal.

O Secret chegou no Brasil no mês de maio e desde então tem gerado controvérsias já que estava sendo utilizado para difamação de pessoas, cyberbullying, divulgação de fotos e informações com caráter privado, além de ser utilizado para espalhar mentiras sobre determinadas pessoas, o que gerou muito desconforto dentre pessoas que utilizam ou não o aplicativo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias