Publicado em: quinta-feira, 03/07/2014

Após críticas de usuários, responsável pela pesquisa no Facebook se desculpa mas ressalta a importância do estudo realizado

Após críticas de usuários, responsável pela pesquisa no Facebook se desculpa mas ressalta a importância do estudo realizadoDepois da polêmica levantada em meio aos usuários do Facebook, por conta de uma pesquisa realizada sem autorização de nenhum usuário, o pesquisador Adam Kramer publicou um texto em seu Facebook para se desculpar com os usuários, mas defendeu os benefícios da pesquisa realizada.

Segundo Adam o objetivo da pesquisa é de oferece melhores serviços na rede social, ele também ressaltou que nunca pensou em aborrecer ninguém com a pesquisa e que por entender que as pessoas mostram preocupação em relação ao estudo é que ele e os demais integrantes do estudo pedem desculpas por conta de como o estudo foi descrito.

O estudo foi realizado em parceria com as Universidades de Cornell e da Califórnia, e consistiu em analisar o conteúdo de mais de 700 mil usuários da rede social para verificar se estes tem seu humor ou suas publicações afetadas, dependendo das mensagens que receberiam.

O experimento foi realizado no ano de 2012 e pôde observar que quando o conteúdo de mensagens recebidas pelos usuários é de cunho positivo, este passa a expor em seu perfil mais informações positivas também, um outro aspecto observado foi que quanto maior a exposição de um fato seja ele positivo ou negativo a divulgação deste se torna maior.

Adam ainda fez o reconhecimento de que os motivos que levaram a esse estudo não foram esclarecidos de uma maneira direta, e por isso em um momento na sua declaração ele fez questão de expor os motivos e declarou que esse estudo foi realizado porque há uma preocupação de como os usuários são afetados emocionalmente pelo Facebook. Ele ainda ressalta que a preocupação é diretamente com o usuário, por isso ele afirmou que o estudo seria importante para investigar se o fato de as pessoas visualizarem postagens de seus amigos com conteúdo positivo causariam sentimentos de exclusão ou até mesmo sentimento de negativismo.