Publicado em: sexta-feira, 14/03/2014

Aplicativo Popcorn Time traz streaming de filmes por torrent

Aplicativo Popcorn Time traz streaming de filmes por torrentNesta terça-feira, 11 de março, foi lançado um aplicativo que promete dar dor de cabeça à indústria do entretenimento. O Popcorn Time, que rapidamente ficou conhecido como “Netflix pirata”, está disponível para Mac, Linux e Windows. O serviço oferece, gratuitamente, streaming de filmes através de arquivos torrent, sem a necessidade de que os arquivos sejam baixados para o computador.

Interface

O nível de sofisticação do Popcorn Time chama muita atenção. Em sua tela inicial, que lembra bastante o Netflix, o software traz uma série de opções cinematográficas. Contudo, diferente do Netflix, todo o conteúdo é obtido através de torrents, que na maioria dos casos ignoram os direitos autorais das obras. Por isso, no serviço é possível encontrar desde clássicos do cinema até filmes como Clube de Compras Dallas e Gravidade, que concorrem ao Oscar de 2014 e ainda não chegaram ao Netflix (nem a qualquer outro serviço autorizado).

Além de uma interface muito amigável e de milhares de títulos para streaming, o Popcorn Time oferece, inclusive, opção para legendas.

Inovação

Obviamente, o Popcorn Time deve ter vida curta. A indústria norte-americana do entretenimento não costuma ser tolerante com a pirataria. Neste caso, em que há um servidor central (o próprio software), a atuação dos advogados de Hollywood deve ser ainda mais simples. No caso dos sites de torrents, como Kickass e Isohunt, geralmente há a migração das páginas para outros domínios, após a retirada do ar. Com o Popcorn Time, isso seria muito mais complicado.

Entretanto, independente do tempo de vida do software, é importante destacar a tecnologia criada por seus desenvolvedores. O Popcorn Time se utiliza de diversas bases de programação, que reúne, legendas, informações sobre os filmes e, claro, o streaming das produções. Com tudo isso reunido, o serviço pôde criar uma base de dados respeitável sobre cinema.

Legalidade

Embora o Popcorn Time seja claramente ilegal, seus desenvolvedores afirmam que nenhuma das informações disponíveis no aplicativo é armazenada por eles. O que o Popcorn Time faz, portanto, é somente reunir informações de outros sites, que já estão disponíveis na internet e podem ser facilmente encontradas com uma busca no Google.

Esta dinâmica, entretanto, não deve livrar os criadores do aplicativo de sanções futuras. Em 2009, a justiça condenou os criadores do site The Pirate Bay, apesar de a página, na prática, também não armazenar qualquer conteúdo. A essência dos arquivos torrent é exatamente essa: os trackers (sites como o Pirate Bay) apenas reúnem pequenos protocolos que dão acesso aos arquivos. Estes, por sua vez, estão armazenados nos computadores dos usuários.

Equipe

O projeto Popcorn Time conta, ao todo, com 57 pessoas como colaboradoras. O aplicativo foi criado na Argentina, mas não há ainda detalhes sobre quem foram os criadores. Em países onde os torrents não possuem restrições legais, o Popcorn Time pode ser utilizado sem qualquer preocupação, o que não é o caso do Brasil – e nem da própria Argentina, onde o programa foi criado.

O projeto foi criado em código aberto, portanto, embora deva ser retirado em breve do ar, é muito provável que várias outras versões derivadas sejam lançadas.