terça-feira, abril 23, 2024
HomeTecnologiaAplicativo permite utilização de marca d’água em fotos para compartilhamento na rede

Aplicativo permite utilização de marca d’água em fotos para compartilhamento na rede

Aplicativo permite utilização de marca d’água em fotos para compartilhamento na redeO Marksta é uma aplicativo certo no momento certo. Ele pode permitir ao usuário fazer uma marca d’água nas fotos que quer compartilhar, garantindo assim que a autoria não seja perdida depois de fazer o compartilhamento em redes como o Facebook, o Twitter ou o Instagram.

O fotógrafo irlandês John McHugh responsável pelo Marksta diz que no momento em que o Instagram fez seus novos termos e condições ele cometeu uma espécie de suicídio corporativo.McHugh diz que já existia demanda para algo semelhante ao Marksta, de pessoas que estavam preocupadas com os direitos autorais de suas fotos, porém foi o Instagram que fez com que todos pensassem a respeito disso.

McHugh fez o aplicativo após ver que as fotos que ele tirava vinham circulando sem nenhum crédito e sem autorização dele através da rede. Ele é um fotojornalista renomado e atua como colaborador tanto do jornal inglês The Guardian como para a emissora Al Jazeera. Desde o ano de 2006, faz cobertura principalmente do Afeganistão, local onde vive, mas também de outros lugares perigosos no planeta.

Ele diz não ganhar muito com as fotos que tira, só o suficiente. McHugh diz arriscar a vida para que possa continuar um trabalho que ele considera importante, e diz ficar bravo e frustrado quando vê que pessoas utilizaram as fotos que ele fez sem pedir permissão ou efetuar pagamentos.

Conforme ele, a marca d’água é útil, pois dados das imagens, que podem ter o nome do fotógrafo e quem é dono do copyright, podem ser apagados nas redes durante o upload.

Utilizando o Marksta, o usuário pode escolher a tipologia, cor e a posição para a marca d’água de maneira bem simples. Após, a foto pode ter envio para e-mails, redes sociais, contatos ou aplicativos de foto. O custo é de US$ 1,99 na App Store do iOS.

No primeiro dia, o aplicativo foi disponibilizado de maneira gratuita, e teve 5.500 downloads. Depois da cobrança, o Marksta teve 5 mil downloads em apenas um dia. O aplicativo esteve entre os 20 aplicativos mais baixados nos Estados Unidos na categoria foto e vídeo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias