Publicado em: quarta-feira, 11/04/2012

Aplicativo para encontrar mulheres gera discussão sobre privacidade no Facebook

Para os meninos mais tímidos, a internet é a melhor ferramenta para conhecer e poder conversar com as garotas. Quando o encontro com aquela menina do bairro pode ser facilitado através de um aplicativo de rede social, a tarefa de conversar e encontrar a menina fica ainda melhor. O “Girls Around Me” é um aplicativo desenvolvido para os smartphones da Apple, e serve justamente para saber informações pessoas das mulheres da vizinhança, sem que elas saibam que existe algum “vasculhando” seus dados.

O aplicativo foi retirado da App Store, mas ainda gera discussões com relação à privacidade das mulheres na internet. O aplicativo pegava informações e dados publicados pelas garotas em suas páginas do Facebook e Fousquare. Assim, montava um mapa, onde apresentava o endereço da mulher, suas fotos e estilo de vida.

Informações públicas

No entanto, o aplicativo utilizava somente as informações públicas das usuárias em suas contas nas redes sociais. Sendo assim, as mulheres têm a escolha de bloquearem suas páginas para que pessoas estranhas não tenham acesso. Somente as informações não bloqueadas que eram “sugadas” para que o aplicativo pudesse formar o seu mapa.

A polêmica envolvendo o “Girls Around Me” serviu para acalorar a discussão sobre a privacidade na internet e até que ponto as redes sociais estão entrando na vida pessoal de seus usuários, expondo a vida e a família das pessoas. O aplicativo foi baixado mais de 70 mil vezes no período em que estava disponível. O sistema também era capaz de rastrear e trazer informações sobre os homens da vizinhança.