Publicado em: sexta-feira, 23/08/2013

Aplicativo de tráfego Waze será integrado ao Google Maps

Aplicativo de tráfego Waze será integrado ao Google MapsDepois de adquirir o Waze, um aplicativo de tráfego social, pelo valor de 1,1 bilhão de dólares, agora o Google, uma das empresas de internet mais importantes do mundo todo, começo a utilizar alguns recursos do aplicativo nesta semana em seu serviço de mapas, conhecido como Google Maps.

Agora, o Google passou a ter a contar com as informações em tempo real sobre o trânsito, fornecidas pelo Waze, no seu aplicativo de mapa. Os usuários de sistemas operacionais como iOS e Android de vários países, como França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e também Brasil já podem ter atualizações mais completas sobre o trânsito, como acontecimentos diversos e acidentes. Antes dessa integração nos serviços, os usuários só podiam checar a mensagem ‘trânsito intenso’, mas sem saber o que realmente estava acontecendo para isso.

Por mais que saber que o trânsito não está funcionando como se espera seja útil, ainda é mais útil saber o motivo pelo qual o trânsito não está fluindo e decidir se foge ou não dele.

De acordo com as informações fornecidas pelo Waze, as informações que forem utilizadas no Google Maps não vão mostrar as informações de perfil de usuários. Além disso, quem utiliza o Waze poderão continuar a ganhar pontos todas as vezes que informarem acontecimentos no trânsito ou então editar mapas. O Waze só funciona graças a contribuição dadas pelos próprios usuários do serviço

Google Maps e Waze

Em contrapartida, quem passou a contar com alguns recursos do Google foi o aplicativo Waze. A partir desta semana, quem for pesquisar alguma coisa no programa terá o Google como um dos fornecedores da sua pesquisa, que já conta com outros serviços importantes como o Yelp e o Foursquare. Além disso, quem for editar os mapas disponíveis no Waze poderão conferir imagens do Google Street View e também imagens de satélite do Google Maps para poder fornecer informações mais precisas nos mapas.

Apesar das contribuições entre serviços das duas empresas, ainda não foi anunciado quando o Waze e o Google se tornarão uma só empresa de forma oficial.