Publicado em: quarta-feira, 07/11/2012

Aplicativo de Facebook para iOS recebeopção de filtros para fotos estilo Instagram

Aplicativo de Facebook para iOS recebeopção de filtros para fotos estilo InstagramNa segunda-feira (5), o Facebook disponibilizou uma atualização do aplicativo para o iOS, sistema operacional móvel da Apple, que pode deixar que sejam adicionados filtros nas fotos antes que elas sejam publicadas na rede social, algo semelhante ao aplicativo Instagram. Esta atualização é grátis e pode ser realizada na Apple Store por iPhones, iPads ou iPods touch.

Para utilizar a ferramenta, o usuário seleciona a imagem que gostaria de publicar no Facebook, e tem a opção de clicar na varinha mágica para que sejam selecionados um dos 13 filtros, entre Contrast, Neon, Golden, Coffee, preto e branco, entre outros. Após o filtro ser escolhido, o usuário publica a imagem em seu perfil.

O lançamento ocorre alguns dias após o The New York Times fazer o anúncio de que o twitter pretenderá criar uma atualização para o dispositivo móvel que incluirá filtros para que os usuários postem fotos no microblog, competindo com o Instagram.

Pouco após abril, quando o Facebook anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão, a rede criou o chamado Facebook Camera, que é um recurso para fotos que seguirá a lógica do aplicativo adquirido, fora colocar filtros, há um feed com as imagens que amigos publicam com as opções de curtir ou comentar.

Enquanto o Facebook busca ficar semelhante ao Instagram, o aplicativo de fotos também ficará parecido com o Facebook. Foi divulgado na segunda-feira (5), que a empresa ira disponibilizar, páginas de perfis de usuários para a versão na internet, que era bastante limitada.

O visual para sistemas operacionais do Instagram fará com que ele fique semelhante com a timeline do Facebook, porém haverá a diferença de que a capa será dinâmica, e terá as fotos que o usuário publicou recentemente.