Publicado em: terça-feira, 01/04/2014

Apenas 20% dos contribuintes já declararam o Imposto de Renda

Apenas 20% dos contribuintes já declararam o Imposto de RendaDesde o início do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda deste ano até a última segunda-feira (31), menos de 5,5 milhões de pessoas enviaram os dados à Receita Federal, o que representa 20% do total aguardado pelo Fisco. A expectativa é que 27 milhões de declarações de Pessoa Física sejam entregues até 30 de abril. Neste ano, o período de entrega será menor.

Até o momento, passaram-se 25 dias desde o início do prazo concedido pelo governo. Isso porque, apesar de liberar o programa gerador desde o dia 26 de fevereiro no site da Receita Federal, as entregas só foram liberadas no dia 6 de março, após o carnaval. Nos anos anteriores, o prazo começou no dia 1º de março.

Na edição de 2014, os contribuintes podem enviar as informações do Imposto de Renda Pessoa Física por smartphones e tablets, e os que possuem certificação digital podem aproveitar as facilidades da declaração pré-preenchida, que pode ser conseguida junto ao Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Com ele, o contribuinte precisa apenas confirmar os dados e enviar a declaração, checando se não há divergências.

Facilidades

O contribuinte que enviar a declaração no início do período terá a vantagem de resgatar a restituição, caso tenha direito a ela, no primeiro lote. Pessoas com mais de 60 anos têm este mesmo benefício garantido pelo Estatuto do Idoso, além de pessoas com graves doenças, deficiência mental ou física. Para isso, não pode haver omissões, inconsistências ou erros no preenchimento.

Pessoas com dificuldades para efetuar o preenchimento podem conseguir mais informações pela internet, via e-CAC ou pelo YouTube, no canal da Receita Federal, onde alguns vídeos com explicações sobre procedimentos padrões e novidades deste ano são oferecidos como suporte aos contribuintes.