Publicado em: sexta-feira, 05/08/2011

Apagão no Rio: 12 bairros foram atingidos pela falta de energia no Rio de Janeiro

No início da tarde desta sexta-feira (05) doze bairros na cidade do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido. Segundo relatos da concessionária responsável pelo fornecimento na capital carioca, a Light, a interrupção ocorreu a partir de uma solicitação feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O ONS solicitou o desligamento das linhas elétricas na subestação de Furnas, que fica no bairro do Grajaú. Dois transformadores do local estavam apresentando problemas de funcionamento e para que não houvesse sobrecarga nos demais foi solicitado o corte de energia.

Foram retirados da cidade aproximadamente 190 mega watts de energia. Para diminuir o problema da falta de luz a ONS acionou uma usina térmica que fica na zona oeste do Rio, mais precisamente no bairro de Santa Cruz, para minimizar as dificuldades técnicas.

A concessionária Light informou que os bairros afetados com a falta de energia foram: Copacabana, Ipanema, Leme, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Urca, Rio Comprido, Vila Isabel, Tijuca, Andaraí e Grajaú. No Leblon a energia voltou por volta das 13h10, e no Botafogo foi restabelecida às 13h53.

Devido ao problema a Prefeitura do Rio de Janeiro estabeleceu um plano de contingência com o deslocamento e reforço de equipes que trabalhavam na operação, os serviços de auxilio foram sinalização de trânsito nos locais afetados. Ao todo 220 agentes e 50 motociclistas trabalharam nas ruas. As linhas de metro 1 e 2 e as que fazem parte da zona sul continuam a funcionar normalmente de acordo com a empresa Metrô Rio.