Publicado em: sexta-feira, 30/08/2013

Apagão no nordeste – ONS afirma que causa foram queimadas

Apagão no nordesteNa última quarta feira, 28 de agosto, no período da tarde, um apagão de energia atingiu os estados do nordeste, pegando muita gente de surpresa. Mas agora as suspeitas é que o apagão tenha sido causado por queimadas em pontos de duas linhas de transmissão, que são hoje operadas por grupos privados no estado do Piauí. De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, o primeiro desligamento aconteceu por volta das 15 horas, em uma ligação entre as cidades de São João do Piauí e Ribeiro Gonçalves. Neste ponto, a linha é operada pela IENNE, uma empresa controlada por espanhóis.

Menos de cinco minutos depois, este circuito já havia sido religado manualmente, mas pelas mesmas razões, ele se repetiu as 15h06. Dois minutos depois uma segunda linha de transmissão, que segue o mesmo destino da primeira, também foi desligada. Esta linha é hoje operada por uma terceirizada da Cemig. Estas duas linhas com apagão fazem a ligação entre o sistema de energia da região Nordeste e Norte.

O ONS ainda informou que por conta das queimadas e do desligamento das linhas, ocorreu uma perda do sincronismo e com isso a separação da região nordeste de todo o restante do Sistema Interligado Nacional de energia. Foi de 10.900 MW a perda de carga, que provou ainda um desligamento adicional das linhas Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas, Presidente Dutra/Boa Esperança e Presidente Dutra/Teresina.

O ONS informou ainda que a distribuição encerrou as 17h30 nas capitais da região nordeste. De acordo com a assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a energia das sete capitais do Nordeste já havia sido reestabelecida as 16h30 do último dia 28, na quarta feira mesmo. A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco ainda informou que a luz chegou a voltar em alguns bairros de Recife. Houve ainda relatos de ausência de energia em Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).