Publicado em: sexta-feira, 14/03/2014

Aos 81 anos, morre o ator Paulo Goulart

Aos 81 anos, morre o ator Paulo GoulartEssa quinta-feira (13), foi de luto para amigos, parentes e quem mais admirava o ator Paulo Goulart, que faleceu na tarde de ontem no hospital São José, localizado no centro de São Paulo. Ele sofria de um câncer na região dos pulmões e havia sido internado por isso entre agosto e outubro de 2012. De acordo com a nota que hospital divulgou, o ator morreu em decorrência de um câncer renal avançado. Seu corpo começou a ser velado na noite de ontem e se estende até hoje á 13h, no Theatro Municipal de São Paulo, já o enterro ocorrerá no cemitério da Consolação, também na capital.

Viúva de Paulo, a atriz Nicette Bruno conta que, foi um final muito dolorido, mas uma passagem em paz e com muito amor, a partida dele se deu com todos os filhos e netos em volta. Completa ainda dizendo: “É eterno. Vamos ter esse momento de separação, mas vamos nos encontrar, tenho a certeza de que ele estará sempre conosco.” Beth Goulart também estava muito abalada com a partida do pai, contudo, agradeceu todos os amigos e desconhecidos que junto com eles também estão sentindo este momento.

Vida e carreira

Em sua longa trajetória na carreira de ator, Paulo Goulart que iniciou a vida profissional ainda quando adolescente, atuou em muitas novelas, principalmente as globais. Ele nasceu no dia 9 de janeiro de 1933, em Ribeirão Preto (SP). Antes de seguir a carreira, teve seu primeiro emprego como DJ, operador e locutor em uma rádio que foi fundada por seu pai em Olinda, no interior de São Paulo.

Também estudou química industrial, ele contou que resolveu fazer o curso porque precisava ter uma outra alternativa de emprego, apesar de ainda tentado investir em testes para locutores nas rádios. Após idas e vindas, até conhecer o mercado televisivo e se firmar, em 1958 tinha migrado para o cinema, e já tinha atuado em pelo menos 5 filmes. Foi quando é chamado pela Globo, e estreava na emissora com um papel em “A cabana do pai de Tomas”. A partir disso, o ator não parou mais, atuando em diversas novelas brasileiras.