terça-feira, abril 23, 2024
HomeSaúdeA Anvisa suspendeu nesta sexta-feira venda de medicamentos para controle de diabetes...

A Anvisa suspendeu nesta sexta-feira venda de medicamentos para controle de diabetes e também o uso de Resfenol gotas

A Anvisa suspendeu nesta sexta-feira venda de medicamentos para controle de diabetes e também o uso de Resfenol gotasA Anvisa suspendeu nesta sexta-feira o uso do medicamento Resfenol gotas, por não encontrar registros que comprovem que o medicamento é eficaz no combate aos sintomas da gripe.

O medicamento que teve o seu uso suspenso faz parte do laboratório Kley Hertz a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e com a resolução o medicamento posto à venda deverá ser recolhido pelo laboratório.

O laboratório informou por meio de nota que não renovou o registro para comercialização do medicamento, justamente pelo fato de não ter realizado novos estudos, por falta de interesse comercial do medicamento, porém a empresa declarou que o medicamento está disponível no mercado há pouco mais de 20 anos e que nesse tempo de comercialização do medicamento eles nunca foram informados de problemas ou reclamações a respeito da eficácia do produto.

Outro medicamento que foi barrado pela Anvisa foi o Cloridato de Metformina, medicamento que é utilizado no controle de diabetes, o medicamento que teve sua venda vetada faz parte do laboratório Rambaxy Farmacêutica e teve lotes especificados na decisão para serem retirados do mercado.

A suspensão foi dos lotes 2543982 e 255163 para o genérico de 500 mg, a decisão da Anvisa foi relacionada no Diário Oficial da União e foi tomada depois de análises realizadas nesses lotes referidos, onde os níveis de teor ativo foram considerados abaixo do limite que é específico no que se refere a estabilidade do medicamento.

Após a determinação a Anvisa ainda determinou que os medicamentos correspondentes a esses lotes especificados devem ser retirados do mercado pelo laboratório responsável pela produção do medicamento.

A Rambaxy Farmacêutica, responsável pela produção do Cloridrato de Metformina não se pronunciou sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias