Publicado em: sexta-feira, 16/09/2011

Anvisa proíbe venda de nove fitoterápicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anisa) informou que passam a ser proibidos a vende de nove tipos de fitoterápicos (remédios feitos a base de ervas) no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (14). Também está proibida e distribuição e fabricando destes medicamentos.

Entre os remédios que estão com a venda proibidas está o Chá Sete Ervas, produzido pela Rouxinol produtos Naturais e utilizado para a perda de gordura, o xarope Flor da Índia, na Nutri Plantas recomendado para a prisão de ventre, o xarope Flor do Sertão, feita pela Elis Natu’s utilizado no tratamento de ulcera e pedra no rim, o Umburana Composta para casos de infecção, O Composto de Ervas Medicinas da Nutri Plantas, recomendado para má digestão, a Fola Santa, feito pela Natureza Viva e usado para combater o derrame, o Elixir Pai Joao e o Tayucaroba, para espinhas e cravos

Os produtos que continuarem a serem comercializados no país serão apreendidos pela Anvisa e seus fabricantes deverão ser processados por infringir uma nova determinação.

A justificativa para a proibição é que todos os medicamentos não possuem comprovação de eficácia e podem causar diversos efeitos colaterais, como alergias ou ainda agravar doenças.