Publicado em: sábado, 10/12/2011

Anvisa proíbe uso de agrotóxicos prejudiciais a saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (8), que dois tipos de agrotóxicos estão banidos até 2013 de serem comercializados no mercado brasileiro porque são prejudiciais à saúde humana. Estes componentes químicos já tem uso proibido na Europa.

Os agrotóxicos feitos a base de matamidofódos deem ser retirados do comercial do Brasil a partir desta sexta-feira (9). Pesquisas indicam que o uso deste componente tem efeito no sistema reprodutor. Esta substância é utilizada para realizando o controle a pragas, como pulgas, besouros, lagartas e outros insetos que aparecem principalmente no cultivo da batata, do feijão, do tomate e do algodão.

A outra substancia que está proibida de ser comercializada é o endosulfan, que pode afetar o sistema endócrino e reprodutivo devido à exposição. Ele é comumente absorvido pela pele humana. Este produto é utilizado nas plantações de café, cana-de-açúcar, soja como forte inseticida.

O registro de todas as substancias serão retidas pelo Ministério da Agricultura. Antes de realizar a determinação, a Anvisa realizou uma pesquisa para conhecer melhores o impacto à saúde humana e também com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conhecer os efeitos no meio ambiente.