Publicado em: quarta-feira, 23/11/2011

Anvisa divulga que 86 pessoas foram contaminadas em navio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que 86 pessoas demonstram sintomas de gastroenterite em viagem do transatlântico holandês MS Vendaam que atracou, nesta terça-feira, dia 22 de novembro, no Rio de Janeiro. Entre as pessoas infectadas, sete são tripulantes. Dorothy Phillips, uma norte-americana de 61 anos que estava no navio, faleceu.

De acordo com a Anvisa, entretanto, Dorothy estava com problemas cardiovasculares quando foi atendida no navio. A Polícia Federal afirmou que a passageira faleceu no dia 20 e que não há sinais de crime e que ela pode ter morrido por causas naturais. O corpo da turista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Após os resultados da perícia, a polícia resolverá se abrirá um inquérito.

Ronald Azaro, secretário estadual de Turismo, afirmou, no início da tarde de ontem, que 79 pessoas passaram mal durante a viagem. Segundo o secretário, a tripulação alertou a Anvisa, enquanto passava pelo Chile, de que alguns passageiros estavam passando mal. A embarcação saiu dos Estados Unidos, passou pelo Chile, Argentina e Uruguai.

O secretário afirma que a Anvisa foi avisada, porém o órgão não alertou o Estado nem o píer. Assim, o píer não estava em condições para receber o navio de grande porte com estes problemas. A Anvisa não disse se já tinha conhecimento sobre o surto de gastroenterite.