Publicado em: quarta-feira, 19/08/2009

Anvisa divulga novas regras para farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (18) as novas regras para as farmácias e drogarias brasileiras. A partir de agora, apenas os funcionários das farmácias terão acesso direto aos medicamentos.

Entre as novas regras estão as que regulamentam os serviços oferecidos pelos estabelecimentos e a venda de medicamentos pelo telefone e pela Internet. Segundo a Anvisa, só poderão disponibilizar o comércio de remédios por telefone e internet aquelas empresas que tiverem lojas abertas ao público.

As farmácias poderão oferecer os serviços de medir pressão, temperatura, taxa de glicose, aplicar medicamentos e furar orelha para a colocação brincos.

Somente os remédios fitoterápicos que não precisam de receita, poderão ficar ao alcance das mãos dos consumidores. Os demais medicamentos devem ficar guardados atrás do balcão. Além disso, estes estabelecimentos terão que alertar, por meio de cartazes, os perigos da automedicação. As farmácias têm seis meses para se adequar às novas regras impostas pela Vigilância Sanitária.