Publicado em: quinta-feira, 28/07/2011

Anvisa aprova venda de novos remédios contra a hepatite C

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (25) o registro de um novo medicamento que deve usado no tratamento da hepatite tipo C. O remédio é o Boceprevir, u novo antiviróticos da farmacêutica MD, que aumenta de 40% para 60% as chances de cursa da hepatite C de genótipo tipo 1.

Este é o primeiro inibidor de protease, uma nova classe de remédios, que teve o seu uso autorizado no país, para ser usado no tratamento em terapia tripla (associada com peginterferon 2b e ribavirina) da hepatite C. A doença atinge hoje 1,5 milhão de brasileiros, sendo que 90% desconhece ser portador do vírus.

A MSD ainda não informou a data que o medicamento deve chegar nos mercados, mas espera-se que ele chegue as prateleiras ainda este ano. Antes da venda, a farmacêutica aguarda o resultado do CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para fechar o preço que o remédio terá.

O Boceprevir atua com a inibição da replicação do vírus da hepatite, o HCV, para os portadores do genótipo tipo 1. A hepatite ainda pode ser provocada pelos genótipos tipo 2 e tipo 3 do mesmo vírus. O medicamento é indicado para pacientes que nunca foram tratados e também para aqueles que não tiveram sucesso com o tratamento disponível no país.