Publicado em: quarta-feira, 21/11/2012

Anvisa altera regras de alimentos light e dados nutricionais presentes em rótulos

Anvisa altera regras de alimentos light e dados nutricionais presentes em rótulosA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou os critérios para que sejam definidos alimentos light e as informações nutricionais presentes em rótulos de produtos, que tem termos como alto ou baixo teor, rico em, fonte de, e não contém.

A decisão valerá para todo o país em produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014. Está medida irá servir para que sejam ajustadas as normas brasileiras com as presentes no Mercosul, fato que poderá facilitar com que a itens exportados circulem entre os países.

Estas novas regras irão valer para alimentos que contenham gorduras ômega 3, 6 e 9, e trans, e que não tenham sal adicionado. Fora isso, para que esclarecimentos e advertências estejam visíveis na parte de fora das embalagens, as marcas deverão utilizam a mesma letra presente no restante do rótulo, e ter ao menos metade do tamanho das outras informações e ter uma cor que tenha contraste com o fundo do rótulo.

Conforme aponta a resolução da agência, alimentos só vão poder ser classificados como light caso tenham nutrientes reduzidos em sua composição, comparados com produtos convencionais.

Esta resolução, não vai abranger alimentos com fins especiais, como água, sal de cozinha, bebidas alcoólicas, aditivos, especiarias, vinagre, café, erva-mate e outros vegetais utilizados para a preparação de chás.

Segundo Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência, estes novos critérios deverão fazer melhorias no entendimento e na identificação dos consumidores e profissionais de saúde destes produtos. Isso irá pretender que sejam evitadas práticas enganosas, como marcas que tem proteínas incompletas ou com baixa qualidade, e alegarem que são fontes de proteínas.

Para que esta medida possa ser aplicada, a Anvisa também alterou a a base para cálculo de informações de nutrientes. Anteriormente, os critérios tinha sua definição a cada 100 g ou 100 ml de produto. Agora, serão estabelecidas conforme uma porção de alimento.