quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeAnvisa alerta sobre uso de remédio de diabetes para emagrecimento

Anvisa alerta sobre uso de remédio de diabetes para emagrecimento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (8) aonde destaca o uso do remédio Victoza, usado para a diabetes, na tentativa de emagrecer. Se acordo com a Anvisa ele é não é indicado para o emagrecimento. “Qualquer outra finalidade que não seja como antidiabético caracteriza elevado risco para a saúde do paciente”, afirma.

“A Anvisa não reconhece a indicação do Victoza para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como anti-diabético caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população”, diz a nota.

O Victoza é um medicamento de origem europeia que utiliza a liraglutina, um substância utilizada no tratamento de vários tipos de diabetes. Porém, alguns médios brasileiros estavam prescrevendo o remédios aos pacientes que desejavam realizar a perda de pesa com o auxílio de químicos.

A Anvisa aponta em seus estudos que não foi comprovado o grau de eficácia do uso da substancia para a redução de peso. Além disso, a análise aponta que o Victoza possui efeitos coletarias que ainda não são totalmente conhecidos pelos pesquisadores.

“Este produto é um medicamento novo e, embora pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos”, aponta a bola do remédio utilizada como justificativa no comunicado da Anvisa.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias