Publicado em: terça-feira, 05/02/2013

Antibióticos podem diminuir mortalidade em crianças severamente desnutridas

Antibióticos podem diminuir mortalidade em crianças severamente desnutridasUm antibiótico que está associado com alimentação de maneira terapêutica pode ajudar a recuperar crianças que estão em estado de desnutrição severa, reduzindo os níveis de mortalidade, diz estudo norte-americano realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis. Esta descoberta teve sua publicação na semana passada no periódico New England Journal of Medicine.

Conforme aponta o artigo, a desnutrição de crianças pode ser tratada utilizando medicamentos, fora a alimentação. Isto se deve por parte das crianças apresentarem mudanças na sua flora intestinal, em especial as que chegaram a desenvolver uma doença denominada kwashiorkor, que ocorre por falta de nutrientes.

O autor da pesquisa Indi Trehan diz que os resultados que ocorreram são notáveis, com base em pesquisas feitas anteriorermente, não era pensado que o antibiótico poderia trazer vários benefícios, porém foi o que aconteceu.

O estudo contou com 2,8 mil crianças que tinham de seis meses até cinco anos de idade, que haviam sido diagnosticadas como tendo desnutrição de maneira aguda, em Maláui, na África subsaariana. Cada uma teve uma média de 30 dias com alimentação de maneira terapêutica e placebo ou antibiótico oral amoxicilina ou cefdinir em sete dias. Os resultados apontam que 88,3% das crianças que participaram do estudo puderam se recuperar da desnutrição severa.

Grande parte das crianças que não conseguiram se recuperar morreram, e a taxa de mortalidade foi bem mais alta entre as crianças que tiveram o placebo que chegou a 7,4%, contra 4,8% das pessoas que receberam amoxicilina e 4,1% aos que utilizaram o cefdinir.

Os pesquisadores tiveram registro de redução de 44% da mortalidade utilizando o cefdinir e 36% com a amoxicilina, na comparação junto ao placebo. Conforme a pesquisa, não foram houve observação de efeitos colaterais graves que os antibióticos possam ter provocado.

No começo de 2012 Indi Trehan junto a Mark Manary que também é autor do estudo, apresentaram as conclusões para Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabeleceu diretrizes para o tratamento no mundo da desnutrição e de outras doenças.