Publicado em: quinta-feira, 18/08/2011

ANS quer que planos de saúde informem mapa de rede assistencial na web

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou que irá criar uma nova norma aonde todas as operadoras de saúde deverão divulgar o mapa de todas as unidades de rede assistencial na internet. A medida busca facilitar o acesso de todos os usuários, que poderão usar o recurso de uma forma prática e ágil para reconhecerem quais são os prestadores.

A medida ainda deve estipular que todas as operadores que possuírem o número superior a 100 mil associados terão que indicar um novo mapeamento geográfico de forma dinâmica. O material deve conter todas as localidades onde estão sendo prestados os serviços de saúde. Para as operadores com cerca de 20 a 100 mil beneficiados deve ser utilizado um mapa geográfico. E para as operadores com números inferiores a 20 mil não serão obrigadas a contarem a delimitação geográfica, porém, os beneficiados devem ter acesso informatizado a rede credenciada pela rede.

A lei fará com que a rede assistencial exiba os planos de saúde a partir da apresentação dos seguintes itens: nome comercial, código de identificação no Sistema de Cadastro de Plano e número de registro na ANS. Aqueles planos que fazem uso de nome fantasia precisam incluir o dado ao mapa.

Antes de ser aprovada, a proposta da ANS irá a consulta pública no dia 24 e ficará disponível a população por 30 dias. Os beneficiados devem preencher o formulário eletrônico diretamente no site da Agência para manifestarem a sua opinião.