sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeANS publica norma para avaliação de plano de saúde

ANS publica norma para avaliação de plano de saúde

Foi publicada nesta quinta-feira (3) uma resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que prevê a criação de um programa que irá avaliar a qualidade e desempenho dos serviços prestados pela saúde suplementar. O principal objetivo é disponibilizar ao consumidor e ao poder público uma série de informações que ajude na hora de escolher o plano mais indicado para as necessidades.

Com a nova resolução, a ANS vai disponibilizar diversos indicadores, acompanhados de validade, para auxiliar a diferenciar os serviços oferecidos. “O objetivo do programa é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado. Além disso, as informações disponíveis sobre qualidade nos hospitais ainda são muito escassas e a nova resolução promoverá concorrência positiva”, diz o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral.

Com o programa Qualiss, a ANS vai conseguir monitorar os índices através de padrões de referencias utilizados em outros países. Primeiramente,e ele será instalados nos hospitais e depois passar a ser utilizado pelas demais prestadoras.

A NAS ainda afirma que a resolução não serve para avaliar a qualidade profissional do médio, entretanto, os índices devem criar noções padrões para a gestão de qualidade de atendimento.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias