Publicado em: sexta-feira, 31/01/2014

Ano Novo Chinês começa hoje

Ano Novo Chinês começa hojeDiferente do calendário ocidental, gregoriano, o calendário chinês é lunissolar, o que significa que é baseado tanto na posição do sol quanto nas fases da lua, e por isso a data em que inicia varia de ano para ano. Cada ano possui 12 lunações, o que dá 354 dias. Para manter a sincronia com os 365,25 dias do ciclo solar a cada 8 anos são acrescentadas três lunações ao calendário, ou cerca de 90 dias. A noite de ano novo é na lua nova que mais se aproximar do dia em que o sol transita pelo 15º de aquário.

Segunda a lenda, Buda chamou os animais para uma reunião e apenas 12 deles se apresentaram. Em prova de agradecimento foram transformados em signos da astrologia chinesa e cada um rege e determina a energia que predominará naquele ano. Na sequência em que teriam se apresentado ao Buda os animais são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, cão e porco. Além dos animais, os cinco elementos também influenciam cada ano: fogo, terra, madeira, metal e água.

Ano do Cavalo de Madeira

O ano novo que se inicia hoje, será regido pelo cavalo. O cavalo é considerado um signo yang no horóscopo chinês, o que significa que sua energia é solar e masculina, ativa, propícia pra grandes avanços nos mais diversos setores mas também facilitadora de conflitos.

Para comemorar, os chineses viajam para os lugares onde nasceram para celebrar e passar o dia com suas famílias. Nas ruas acontecem espetáculos de danças tradicionais, são acesos incensos, e a multidão reza por boa sorte no ano que se inicia. A tradicional pirotecnia foi proibida por, na entrada do ano da serpente, ter sido registrada a maior poluição da atmosfera em décadas.

A festa que começa hoje durará 15 dias, até chegar a lua cheia, em 4 de fevereiro. O ano do cavalo vai até 18 de fevereiro de 2015.