Publicado em: quinta-feira, 27/09/2012

Aniversário Google: Doodle celebra 14 anos do buscador

Aniversário Google: Doodle celebra 14 anos do buscadorNesta quinta feira (27), o gigante motor de buscas está celebrando o décimo quarto aniversário da empresa com um doodle animado. Apesar da fundação ter acontecido em 4 de setembro de 19989 pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin, a empresa optou por comemorar a data de início das operações, em 27 de setembro, o que causa uma certa confusão entre os usuários.

O Google está exibindo em comemoração um doodle animado, que mostra inicialmente um bolo simples com 14 velas e o enfeite com a palavra Google. Em seguida tudo se move e com várias de desdobramentos, dando a impressão de que as fatias de bolo estão sendo retiradas, mais uma vez a palavra Google se forma, sob um colorido tabuleiro.

No Brasil, a empresa está presente oficialmente desde 2005, quando em São Paulofoi aberto o primeiro escritório da empresa, oferecendo diversos produtos e serviços gratuitos aos usuários. Entre os brasileiros, os mais populares são o Google Search, usado como mecanismo pesquisa, correspondendo a quase 99% do uso no Brasil. O Gmail já se tornou um dos mais populares serviços de email em todo mundo, ganhando destaque ainda o Google Street View e o Google Maps. Atualmente, o Youtube é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos em todo o mundo.

Esta comemoração pelos 14 anos da empresa acontece um dia depois de Fábio Coelho, diretor geral do Google Brasil ser detido pela Polícia Federal. Ele estaria descumprindo uma ordem da Justiça Eleitoral do estado de Mato Grossa, que ordenava a retirada do ar de um vídeo do Youtube. A Polícia Federal afirmou que por se tratar de um crime com baixo potencial ofensivo, o diretor não será preso, precisará assinar um termo de ocorrência, com o comprometimento de irá comparecer à Justiça quando solicitado.