Publicado em: sexta-feira, 06/07/2012

Aniversário de Dalai Lama é comemorado por tibetanos

Nesta sexta-feira (6), tibetanos no exílio comemoraram os 77 anos do líder espiritual, Dalai Lama, que fez aniversário em sua residência na cidade de Dharamsala, na Índia. Um porta-voz integrante da administração tibetana no exílio disse para a agência “Ians” que os tibetanos estão festejando a data com orações para que “Sua Santidade” tenha uma vida longa.

Dalai Lama abandonou a política em 2010 para poder focar-se em questões religiosas. Ele é considerado por seus seguidores como o “deus vivente”. Nesta sexta-feira, ele foi até o templo, na companhia de autoridades do governo, no exílio. Em uma rápida declaração, o aniversariamente fez um louvou ao governo da Índia por ter acolhido os aproximadamente 100 mil tibetanos exilados que vivem no país.

Dalai Lama

O líder tibetano também agradeceu a todos por lhe desejarem felicidades. O líder espiritual Dalai Lama nasceu na aldeia Taktser, localizada no nordeste Tibet, no dia 6 de julho de 1935. Quando ele tinha somente dois anos de idade, recebeu o reconhecimento de era a 13ª reencarnação de dalai lama Thubten Gyatso.

Ele fugiu do Tibet no ano de 1959 depois de um fracasso envolvendo a ocupação da China em seu país. Após este episódio, o líder espiritual tibetano firmou seu governo em Dharamsala. O nome de batismo de do líder é Tenzin Gyatso e, em 1989, ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em decorrência de sua campanha pacífica por liberdade e democracia em seu país.