Publicado em: sexta-feira, 09/03/2012

“Angry Birds” terá versão espacial

O que a agência espacial americana tem a ver com o jogo “Angry Birds”? Nesta quinta-feira, a Nasa informou que deu uma contribuição para a batalha dos pássaros zangados que brigam com porcos que tentam roubar seus ovos. A nova edição do game se passará, desta vez, no espaço. Com esta versão, desenvolvida em parceria da Nasa com a empresa finlandesa Rovio, responsável pelo game que possui milhões de usuários pelo mundo, os jogadores poderão aprender ciência de uma forma divertida.

O “Angry Birds Space”, como foi nomeado, poderá ser jogado em PC, Android, Mac e iOS. No próximo dia 22 de março, o game campal até o espaço, sendo que a Estação Espacial Internacional (ISS) será o cenário das piruetas das zangadas aves com zero de gravidade. O diretor-adjunto para comunicações, David Weaver, disse em um comunicado no quartel-general da Nasa em Washington que os games são entretenimento e diversão, porém também podem servir para informar e inspirar.

Conversa pelo Twitter criou oportunidade

O diretor-adjunto conta que a colaboração da agência espacial norte-americana no jogo teve início com uma conversa simples pela rede social Twitter sobre como seria os animais do game no espaço. A ideia cresceu e se tornou uma “grande oportunidade educativa”. A Nasa já publicou um vídeo em que o astronauta Dan Pettit aparece com um dos pássaros de pelúcia explicando conceitos da física.

O astronauta faz diversos truques no vídeo, entre eles mostra como funciona as trajetórias na microgravidade. Peter Vesterbacka, diretor de marketing da Ravio, disse que cada detalhe do jogo é uma experiência para os jogadores de “Angry Birds Space”, e ele garante que a empresa está ansiosa para continuar o trabalho com jogos educativos.